Ministério da Cidadania e Governo de Minas Gerais apresentam:
COMPRE SEU INGRESSO DOE UM VALE LIVRO

Com o tema “Conquiste Paixões. Leia Livros”, evento promovido pela Câmara Mineira do Livro e pelo Grupo Asas será realizado no BH Shopping

Com nova proposta ainda mais completa, inclusiva e inovadora, a Bienal Mineira do Livro será realizada de 22 a 31 de maio, no BH Shopping, Piso Ouro Preto (BR 356, n.º 3.049 – Bairro Belvedere – Belo Horizonte). Com o tema “Conquiste Paixões. Leia Livros”, a iniciativa chega à 6ª edição repleta de novidades e prepara uma programação intensa com atividades para todos os públicos.

A edição de 2020 da Bienal Mineira do Livro promete, durante os dez dias de programação, transformar Belo Horizonte na capital nacional da literatura. A iniciativa é realizada pelo Grupo Asas em parceria com Câmara Mineira do Livro e é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Para Gláucia Gonçalves, presidente da Câmara Mineira do Livro e Editora da Uni Duni e Unicult Editoras, “a Bienal Mineira do Livro 2020, maior evento literário de Minas e com uma edição inédita para o público e os expositores, reunirá grandes personalidades do mundo literário e profissionais do mercado editorial, com uma extensa programação cultural, acessibilidade para o leitor e ainda, oferecerá a oportunidade para gerar novos negócios, sem deixar de protagonizar o livro como meio principal e necessário da cultura.”

Uma das principais iniciativas literárias do Brasil

Entre as novidades desta edição, a Bienal Mineira do Livro 2020 está de casa nova e será realizada no BH Shopping, no Piso Ouro Preto, em um espaço de 15 mil metros² e reunirá as mais importantes editoras e livrarias do Brasil, além da participação de autores representativos da literatura mineira, brasileira e internacional.

Com programação cultural e educativa abrangente, consistente e inovadora, a sexta edição da Bienal promoverá atividades e atrações que vão agradar os leitores de diversas faixas etárias, incluindo educandos e educadores. “Estamos inovando na construção da Bienal, um dos destaques nesse sentido é a reunião de grandes entidades mineiras, e brasileiras, que farão as curadorias dos 11 eixos temáticos e das 03 estações vivencias da programação cultural. Será uma iniciativa repleta de encontros literários enriquecedores, realizada em um local muito especial, com a meta de contribuir para o estímulo à leitura, especialmente das comunidades mais vulneráveis, e para vitalizar a cadeia econômica do livro em Minas”, afirma Marcus Ferreira, diretor presidente do Grupo Asas.

Programação

A Bienal Mineira do Livro 2020 aposta na ideia de que ler é uma atividade dinâmica, que deve despertar prazer e ser realizada com autonomia, para o pleno desenvolvimento da capacidade crítica e do repertório cultural de cada leitor. Para tanto, a iniciativa convida o público a descobrir e conquistar paixões, considerando que elas podem ser descobertas e conquistadas na bibliodiversidade, nos mais diversos temas, nas histórias, em biografias e ficções, nos quadrinhos, nos guias, na literatura, nos didáticos e em tantas outras categorias e gêneros abordados nos livros.

Além do contato direto entre escritores e seus leitores, a programação da Bienal promoverá vivências e debates em prol do desenvolvimento do setor, com valiosas oportunidades de negócios, trocas de informações e ampliação da rede de contatos entre editores, distribuidores, livreiros, autores e os diversos agentes culturais e educacionais envolvidos.

Em 2020, a programação da Bienal Mineira do Livro será composta por dois grandes conjuntos de atividades:

Feira Literária – espaço de promoção da leitura, destacando o livro como o grande personagem da cultura nacional, estimulando a geração de novos negócios para as editoras e para os demais elos do mercado editorial.

Programação Cultural e Educativa – serão mais de 350 horas de atividades focadas em promover a formação de leitores e intensificar o hábito da leitura.

Eixos Temáticos

Outra grande novidade da sexta edição da Bienal Mineira do Livro é a segmentação da programação por idades e interesses, pelos seguintes eixos curatoriais:

Escolas na Bienal e Escolas do Interior na Bienal – destaques da programação, com ações formativas e culturais para estudantes, professores, bibliotecários e coordenadores pedagógicos que estimularão a interação de educandos e educadores das escolas públicas com todo o conteúdo e repertório das vivências ofertadas pela Bienal. As iniciativas visam ainda formar, atualizar e enriquecer o crescimento profissional e literário dos educadores da rede pública de ensino. Foco também na acolhida dos alunos e professores das escolas do interior de Minas, com centralidade na valorização das bibliotecas das escolas mineiras. Os educadores do interior do estado terão acesso especial a edições do “Seminário Biblioteca Viva” para coordenadores pedagógicos, bibliotecários, professores e gestores públicos das cidades do interior de Minas.

Café Literário – Mais tradicional atração da Bienal, promove o encontro com autores em rodas de conversas para o público adulto, com curadoria da Câmara Mineira do Livro;

Momento Jovem – Programação especial para os leitores do segmento Young Adult, conta com atividades e interações destinadas ao público de 15 a 29 anos, com curadoria do Grupo Asas;

Espaço Eu Criança – Para promover maior interatividade entre os pais e os pequenos leitores, este ambiente especialmente desenvolvido realizará atividades para o público de 0 a 6 anos e seus acompanhantes, com curadoria da Câmara Mineira do Livro;

Palavras com Tempero – Para proporcionar diálogo da literatura com as outras artes, este espaço contará com atividades de entretenimento para a família com temas ligados à gastronomia, às artes plásticas e à música;

Agenda Cultural Ibero-americana – Atividades de internacionalização da Bienal através de interação com obras literárias e representantes de países da América Latina, além de Portugal e Espanha, com curadoria da Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI;

– Mais idade, Mais livros – Tema inovador da Bienal com foco para o público 60+, as produções literárias para esse segmento e as discussões sobre os desafios da longevidade, com curadoria da Rede Longevidade;

Biblioteca Viva – Programação especialmente elaborada com oficinas de mediação e encontro com autores, voltados para o público de 07 a 15 anos, além do compartilhamento das melhores práticas e atividades de formação para bibliotecários e profissionais do setor no Seminário Biblioteca Viva, com curadoria do Instituto Pró-Livro;

Encontro Educação – Voltado para a promoção da interação entre a literatura e os educadores, contará com atividades de formação e atualização para professores, coordenadores pedagógicos e profissionais da área de educação, com curadoria da autora, especialista em BNCC e editora Cláudia Seixas em articulação com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Espaço Negócios – Para incentivar o desenvolvimento e a valorização do mercado literário, o espaço promoverá compartilhamento de informações e dados para o setor, rodas de negócios e encontros entre autores, ilustradores, editoras, livrarias e fornecedores da área, com curadoria da Fundação Dom Cabral – FDC.

 

Estações Vivenciais

Inseridas com destaque no espaço físico da Bienal Mineira do Livro, as estações serão dedicadas à realização de experiências lúdicas ligadas à descoberta e à afirmação do prazer proporcionado pela leitura.

Estação Livro + Patrimônio Cultural e Turismo – Espaço que disponibilizará vivências com livros que promovem a representação do patrimônio cultural nacional e a importância da sua valorização e preservação, com foco também em disseminar e estimular o turismo cultural. A curadoria é do Projeto Conhecer Para Cuidar.

Estação Olhos na Leitura – Realização de diagnósticos para identificação de eventuais problemas da visão, como a Síndrome de Irlen, e sugestões de tratamentos e novos hábitos que proporcionem conforto na leitura. A curadoria é da Fundação Hospital de Olhos.

Estação Leitura Inclusiva – Espaço de partilha de experiências, de saberes e de materiais pedagógicos que proporcionam oportunidades de leitura para pessoas com necessidades especiais. A curadoria é da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

Na Bienal serão lançados os prêmios Prefeitura Amiga do Livro e Educador Amigo do Livro, em parceria com a Associação Mineira de Municípios e a Fundação Dom Cabral. O Prêmio Prefeitura Amiga do Livro reconhecerá as iniciativas de destaque das prefeituras que contribuíram para a valorização do livro e da leitura. Já o Prêmio Educador Amigo do Livro agraciará os educadores que criaram as melhores práticas de estímulo ao hábito de leitura. Os prêmios terão periodicidade anual e as cidades polos de Minas Gerais serão visitadas pela estrutura itinerante de divulgação.

Ingressos

Os ingressos para a Bienal Mineira do Livro 2020 custam R$ 18,00 (inteira) e R$ 9,00 (meia-entrada). Cada ingresso é válido para 1 (uma) entrada em 1 (um) dia de evento. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente através da compra online no link https://bienalmineiradolivro.com.br/compre-seu-ingresso/.

Sobre o Grupo Asas

Com o objetivo de contribuir para o enriquecimento da educação e da cultura no Brasil, surgiu, em 02 de abril de 1986, a Asas Produções. A referida entidade foi o primeiro passo para a criação de outras cinco empresas que hoje compõem o Grupo: Nos últimos cinco anos, o Grupo Asas obteve reconhecimento internacional para três de suas iniciativas: Túnel da Ciência – Sociedade Max Planck (realizado em parceria com o Governo da Alemanha); Conhecer Para Cuidar e Vem Com a Gente. Nesses mais de 33 anos de existência, o Grupo Asas realizou 40 projetos com a participação de mais de 2 milhões de crianças, jovens e adultos dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Bahia e Rio Grande do Sul.

SERVIÇO
Bienal Mineira do Livro 2020

Data: 22 a 31 de maio

Local: BH Shopping, Estacionamento Piso Ouro Preto – BR 356, nº 3.049 – Bairro Belvedere – Belo Horizonte

Site: www.bienalmineiradolivro.com.br Contato: contato@bienalmineiradolivro.com.br

Assessoria de Imprensa – Bienal Mineira do Livro:

ETC Comunicação
(31) 2535-5257

imprensa@bienalmineiradolivro.com.br

Jihan Kazzaz, Luciana d’Anunciação e Nina Rocha

NOVIDADES

Fique por dentro de tudo que irá acontecer na Bienal Mineira do Livro 2020. Assine nossa newsletter!
Incentivo
Apresentação
Patrocínio Cultural
Escolas na Bienal
Encontro Educação
Mais Idade, Mais Livros
Café Literário
Agenda Cultural Ibero-americana
Momento Jovem
Espaço Negócios
Espaço Eu Criança
Palavras com Tempero
Biblioteca Viva
Estações Vivenciais
Apoio
Realização
Último