Bienal Mineira do Livro 2025 distribui mais de 3 mil kits-lanche para alunos da rede pública

Alimentação balanceada foi pensada por nutricionistas e entregue a crianças de escolas previamente cadastradas

Mais de três mil kits-lanche com alimentação equilibrada serão distribuídos gratuitamente durante a Bienal Mineira do Livro 2025 a alunos de escolas municipais e estaduais previamente cadastradas. Elaborados por nutricionistas, os kits incluem água, fruta, barra de cereal, bolinho e suco. A ação faz parte do compromisso do evento com o bem-estar do público, especialmente das crianças que participam da programação escolar.

“A gente entende que não é só o livro de qualidade. É também trazer essa segurança alimentar, principalmente para aqueles alunos e as escolas que aderiram ao processo de combo ou uma alimentação que fosse balanceada e por profissionais da área de gastronomia”, afirma Humberto Leme, gestor da Bienal Mineira do Livro 2025. 

“Tudo foi pensado numa alimentação balanceada e que dê a essa criança, esse jovem, uma segurança de que dentro daquele momento ele será suprido das necessidades alimentares projetadas por um nutricionista.”, complementou o gestor. 

De 3 a 10 de maio, Belo Horizonte será o centro da produção literária brasileira com a realização da Bienal, no Centerminas Expo. Com o tema “Viver é plural. Ler é plural”, o evento celebra a diversidade de vozes, linguagens e experiências que atravessam o ato de ler.

A edição de 2025 homenageia João Guimarães Rosa, reconhecido como um dos maiores nomes da literatura brasileira. Segundo a curadoria do evento, a escolha reforça a importância do autor para a literatura nacional e sua conexão com Minas Gerais.
Além da distribuição dos kits, a Bienal reunirá mais de 300 autores nacionais e internacionais, com programação diária que inclui mesas temáticas, oficinas, saraus, sessões de autógrafos, contações de histórias, experiências sensoriais, lançamentos e rodas de conversa. A curadoria é assinada por Guiomar de Grammont, Leida Reis e Madu Costa.

Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Pelo quarto ano consecutivo, é o maior apoiador da Cultura no Brasil, patrocinando e fomentando projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo, em que atua para o fortalecimento da economia criativa.

Desde sua criação, em 2020, o Instituto já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país com investimento de mais de R$ 1 bilhão em recursos próprios da Vale e via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Entre suas iniciativas, está uma rede de espaços culturais próprios, com visitação gratuita e vocação única: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite: institutoculturalvale.org

Realização

A Bienal Mineira do Livro 2025 é uma realização do Ministério da Cultura e do Instituto Cultural Vale, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O evento conta com o patrocínio prata da Rede Mater Dei de Saúde, que neste ano celebra 45 anos de atuação, e com o patrocínio bronze do Café Três Corações.

Também recebe apoio do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), que além de beneficiar alunos e professores da rede estadual com vales-livros, contribui com ações pedagógicas durante a programação. A Prefeitura de Belo Horizonte também é parceira, por meio das secretarias municipais de Educação e de Cultura e Turismo.

O evento conta ainda com o apoio da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Metrô BH, Neooh, Cineart, Faculdades UNA, Jornal Estado de Minas, Portal UAI e Centerminas Expo, além de entidades do setor, como a ABDL – Associação Brasileira de Difusão do Livro, a CBL – Câmara Brasileira do Livro, a ANL – Associação Nacional de Livrarias e o SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros.