Ministério do Turismo e Governo de Minas Gerais apresentam:
RESGATE SEU LIVRO

A Bienal

A BIENAL MINEIRA DO LIVRO 2021 será realizada em Belo Horizonte (MG) de 20 a 29 de agosto de 2021, no BH Shopping e representa a 6ª edição de uma iniciativa literária de sucesso reconhecido. Com uma programação cultural e educativa abrangente, consistente e inovadora, a Bienal reunirá importantes editoras e livrarias do Brasil, com a participação de autores e autoras da literatura mineira, brasileira e internacional.

Feira de Livros

Tem o intuito de promover a leitura e posicionar o livro como o grande personagem da cultura nacional, estimulando a geração de novos negócios para as editoras e os demais elos da cadeia.

Programação Cultural e Educativa

Serão mais de 350 horas de atividades culturais e educativas, focadas em promover a formação de leitores e na valorização de ações de promoção do livro e da leitura. Destacam-se na programação os Eixos: ESCOLAS NA BIENAL e ESCOLAS DO INTERIOR NA BIENAL, iniciativas prioritariamente voltadas para a realização de ações formativas e culturais para estudantes e professores.

Escolas na Bienal

Ações formativas e culturais para estudantes e professores com o conteúdo da Bienal, incluindo a visitação gratuita de 47 mil pessoas do sistema educacional público de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais.

Curadoria: Grupo Asas – Com o objetivo de contribuir para o enriquecimento da educação e da cultura no Brasil, surgiu, em 02 de abril de 1986, a Asas Produções, uma organização que já nasceu inovadora. A Asas Produções foi o primeiro passo para a criação de outras cinco empresas que hoje compõem o Grupo: Asas Empreendimentos Culturais (SP), Céu Terra Produções e Eventos (RJ), Verde Azul Distribuição e Locação, Editora Vem Com a Gente e Asas Digital. Nos últimos cinco anos o Grupo Asas obteve reconhecimento internacional para 03 de suas iniciativas: Túnel da Ciência – Sociedade Max Planck (realizado em parceria com o Governo da Alemanha); Conhecer Para Cuidar, Vem Com a Gente e Bacias Vivas. Nesses mais de 33 anos de existência, o Grupo Asas realizou 40 projetos com a participação de mais de 2 milhões de crianças, jovens e adultos dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Bahia e Rio Grande do Sul.

Escolas do Interior de Minas na Bienal

Programação também composta por ações formativas e culturais para acolhimento do público vindo das cidades do interior de Minas Gerais.

Curadoria: Grupo Asas

Agenda Cultural Ibero-americana

No eixo “Agenda Cultural Ibero-americana” estarão centradas boa parte dos objetivos de internacionalização desta edição da Bienal. A agenda englobará atividades de interação entre representantes de países da América Latina, Portugal e Espanha e os editores de Minas Gerais, que buscará a valorização das relações comerciais internacionais no mercado editorial mineiro. Aproveite!

Curadoria: OEI – Organização dos Estados Ibero-americanos – A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é um organismo internacional de caráter governamental para a cooperação entre os países ibero-americanos. Seus idiomas oficiais, espanhol e português, línguas dos 23 países membros, tendo ainda como observadores e colaboradores Países Africanos e Asiáticos de Língua Portuguesa. Em 2019, a OEI completa 70 anos trabalhando para estimular a universalização do direito à educação, a melhoria da qualidade e da equidade educativa ao longo da vida, o aprofundamento da identidade cultural ibero-americana no reconhecimento de sua diversidade, o reforço da cooperação científico-tecnológica.

Mais Idade, Mais livros

No eixo “Mais Idade, Mais Livros” os visitantes encontrarão rodas de conversas, palestras e interações literárias especialmente voltadas para o público 60+. Essa é a faixa etária que mais cresce dentro da população brasileira, representando atualmente 14% dos brasileiros. Em termos econômicos, 18% do consumo nacional é realizado por adultos com idade superior a 60 anos. A Bienal Mineira do Livro 2021 inova ao assumir o desafio de dialogar com representantes dessa faixa etária que ainda não foram devidamente percebidos pela sociedade brasileira, até porque o fenômeno do seu crescimento, no Brasil, ocorreu em um tempo muito curto em relação a outras nações. A importância das reflexões sobre a longevidade – outro fenômeno recente – e a intergeracionalidade também estarão em foco. Imperdível!

Curadoria: Rede Longevidade – A Rede Longevidade é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que promove a longevidade através da educação de indivíduos e organizações. O trabalho educativo é segmentado em quatro núcleos de conteúdo: Vida Saudável, contemplando saúde e bem-estar; Vida Social, tratando de temas como relações, cidadania, lazer e cultura; Vida Inova, englobando educação, trabalho e economia; Vida Inteira, abordando propósito, projeto de vida e temas interdisciplinares. A atuação da Rede é intergeracional pois envolve, no campo dos indivíduos, tanto 60+ (pessoas acima de 60 anos), quanto 60 – (jovens e adultos), além de profissionais que atuam com estes públicos no campo da educação, saúde e assistência social. A organização também atua de forma intersetorial, desenvolvendo iniciativas diferenciadas em parceria com a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada. Através de uma plataforma de educação para a longevidade desenvolvemos mais de 10 projetos em Belo Horizonte.

Café Literário

Palestras e rodas de conversa com autores(as) e influenciadores(as) culturais. O eixo temático “Café Literário” promoverá o encontro entre o público adulto e as personalidades do mundo do livro, com discussões sobre temas variados relacionados a literatura, processos criativos, livros, tendências, cotidiano e temas globais. O Café Literário buscará debater a literatura como o centro da cultura e a sua importância para a música, o teatro, o cinema, as demais áreas artísticas e a própria comunicação humana, dependentes que são dos textos. Participe!

Curadoria: Câmara Mineira do Livro – A Câmara Mineira do Livro (CML) é uma associação de pessoas jurídicas, qualificada como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, com atuação em âmbito Federal e Estadual. Desde a sua constituição em 30 de setembro de 1970, realiza ações em favor da valorização do livro, da promoção da leitura e da formação de leitores, unindo e representando Editores, Distribuidores e Livreiros de Minas Gerais. Para o êxito de seus propósitos, a CML busca diálogo e parcerias com o poder público e com a sociedade civil no estudo e solução dos problemas que se relacionem com as categorias que representa, além de realizar e apoiar, em todo o Estado, eventos como Salões, Bienais, Exposições e Feiras do Livro, sempre com intuito de promover a cultura literária, a formação do hábito da leitura e o fortalecimento do mercado editorial e livreiro, importante segmento da economia de Minas Gerais.

Momento Jovem

Atividades culturais e educativas destinadas ao segmento young adult, participantes de 13 a 29 anos. A programação do eixo “Momento Jovem” abordará os temas e conteúdos do universo jovem de maneira atual e descontraída e inspirará o público a conhecer – e reconhecer – os novos nomes da literatura. Em conversas, apresentações e vivências, o visitante encontrará autores e personalidades que são sensação entre os jovens, discutindo assuntos que aparecem – ou não – nas redes sociais, nas principais publicações do mundo, assim como também na vida estudantil, acadêmica, no convívio social, familiar, profissional ou fora dele. Marque presença!

 

Biblioteca Viva

O Eixo “Biblioteca Viva” disponibilizará oficinas de mediação de leitura centradas nas melhores e mais atuais práticas que conjugam: acervo, espaço, gestão e medição em prol da melhoria da aprendizagem no ensino básico. Um dos focos desse eixo são os bibliotecários – e os profissionais que fomentam a leitura nas escolas – considerando que as mais recentes pesquisas comprovam a eficácia das bibliotecas “vivas” na melhora dos principais indicadores de aprendizagem no Brasil. Estão também previstos, nesse eixo, encontros com autores para o público de 07 a 15 anos. Valerá a pena conferir!

Curadoria: Instituto Pró-Livro – O IPL é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, criada e mantida pelas entidades do livro – Abrelivros, CBL e SNEL– com a missão de transformar o Brasil em um país de leitores. Para dar conta dessa missão, tem como objetivo promover pesquisas e ações de fomento à leitura. Realiza, periodicamente, a pesquisa Retratos da leitura no Brasil, maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro, a fim de avaliar impactos e orientar ações e políticas públicas em relação ao livro e à leitura, visando, assim, melhorar os indicadores de leitura e o acesso ao livro. Lançou em abril de 2019, a pesquisa Retratos da Leitura – Bibliotecas Escolares, realizada em cerca de 500 escolas de todas as regiões brasileiras, para conhecer o impacto das bibliotecas na aprendizagem dos alunos. Realizou, em 2019, em parceria com o Itaú Cultural, pesquisa para conhecer o perfil leitor de visitantes da Bienal do Rio e da FLUP. Também é responsável pelo Prêmio IPL – Retratos da Leitura, que busca homenagear organizações que desenvolvem práticas de incentivo à leitura e, desse modo, promovê-las e difundi-las, de maneira que ganhem amplitude e investimentos, orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil. O IPL também conta com outra ação importante, a Plataforma Pró-Livro – uma plataforma digital colaborativa que reúne informações sobre as práticas de leitura ao redor do país e incentiva a conexão entre essas experiências. Os projetos premiados e cadastrados estão mapeados e podem ser conhecidos na Plataforma Pró-Livro.

Espaço Eu Criança

Atividades culturais e educativas destinadas para crianças de 0 a 12 anos. O EU CRIANÇA promoverá apresentações de companhias teatrais e contadores de histórias, em linguagem apropriada à faixa-etária. As apresentações terão ligação com obras literárias disponíveis no evento, valorizando o livro e as histórias infantis. Não deixe de trazer os seus filhos menores!

Encontro Educação

Atividades de formação, despertamento e atualização para profissionais da área da educação. Sua proposta é ser um dos mais vibrantes componentes da Bienal, a partir de uma programação ampla e diversificada. O “Encontro Educação” terá um grupo de profissionais ministrando palestras, com propostas e debates sobre temas relevantes para os diversos segmentos da educação.

Curadoria: Cláudia Seixas – atua como palestrante e ministra cursos, em vários temas, em todo o Brasil. Atualmente é especialista em montagem de Matrizes Curriculares e Projetos Pedagógicos baseados em competências e habilidades. Consultora em várias redes de ensino na montagem de propostas curriculares, criação de cursos e formação de professores e coordenadores. Autora de livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental; de livros didáticos na área de Didática para o Ensino Superior e de livro técnico para formação de professores. Possui experiência de mais de 35 anos em várias áreas da educação: currículo, avaliação e didática.

Espaço Negócios

Ambiente dedicado às rodadas de negócio e encontros entre autores, ilustradores, editoras, livrarias e fornecedores da área. O foco no eixo “Espaço Negócios” são dois: os desafios – e as soluções existentes – para o aprimoramento comercial das empresas do mercado editorial mineiro; e as oportunidades de negócios a serem materializadas no Brasil e fora. Como fazer crescer ou tornar sustentável a minha editora, a minha distribuidora, a minha livraria? Como superar os desafios atuais? Essas, e outras perguntas, são as que queremos, juntos, responder.

Curadoria: Fundação Dom Cabral – A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira de padrão e atuação internacional que tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, da capacitação e do desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2019 foi eleita pela décima quarta vez consecutiva a melhor escola de negócios da América Latina segundo o Ranking de Educação Executiva do jornal inglês Financial Times. A FDC alia o conhecimento acadêmico de seus professores à experiência empresarial acumulada em mais de 40 anos de trabalho realizado junto às empresas. Por meio da prática constante do diálogo, a filosofia é trabalhar com as organizações e não somente para elas, respeitando a identidade das empresas, a peculiaridade dos segmentos em que atuam e a dinâmica dos mercados.

Palavras com Tempero

A Bienal Mineira do Livro 2021 é uma iniciativa voltada, também para toda a família. Nesse contexto, não poderia deixar de ofertar atividades de entretenimento ligadas à gastronomia, às artes plásticas e à música. Conquistar paixões com muito tempero! Receita para agradar você e os seus familiares.

Prêmio Prefeitura Amiga do Livro

Lançamento de prêmio que reconhecerá iniciativas das prefeituras que contribuam para a valorização do livro e da leitura.

Em parceria com a Associação Mineira de Municípios – Fundada em 17 de outubro de 1952, com a filosofia e o propósito de reunir e representar os municípios de Minas, nas esferas estadual e federal, a AMM busca, por meio das potencialidades e individualidades, o fortalecimento de cada um dos municípios mineiros e, consequentemente, o desenvolvimento do Estado.

Em parceria com a Fundação Dom Cabral – A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira de padrão e atuação internacional que tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, da capacitação e do desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2019 foi eleita pela décima quarta vez consecutiva a melhor escola de negócios da América Latina segundo o Ranking de Educação Executiva do jornal inglês Financial Times. A FDC alia o conhecimento acadêmico de seus professores à experiência empresarial acumulada em mais de 40 anos de trabalho realizado junto às empresas. Por meio da prática constante do diálogo, a filosofia é trabalhar com as organizações e não somente para elas, respeitando a identidade das empresas, a peculiaridade dos segmentos em que atuam e a dinâmica dos mercados.

Prêmio Educador Amigo do Livro

Lançamento de prêmio que reconhecerá os professores que criaram as melhores práticas de estímulo ao hábito de leitura.

Em parceria com a Associação Mineira de Municípios e Fundação Dom Cabral

Bienal na Sua Casa

A Bienal na Sua Casa é um eixo digital da Bienal Mineira do Livro que tem como objetivo criar e enriquecer a conexão entre a Bienal Mineira do Livro, os seus futuros visitantes e a sociedade em geral. O novo eixo reforça a nossa missão de estimular a leitura e de valorizar os livros, os autores, as editoras, as livrarias e as distribuidoras. Estaremos próximos até podermos estar juntos.

Todas as atividades serão realizadas no Instagram oficial da Bienal. Os conteúdos em vídeos serão também disponibilizados no nosso canal do Youtube e no Facebook, possibilitando que as interações também aconteçam nestas plataformas.

A Bienal na Sua Casa será realizada nos meses de abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2020, cada edição terá a duração de dez dias, em diferentes horários e terá, pelo menos, uma interação por dia.

Curadoria: Grupo Asas

 

 

 

 

 

Estação Livro + Patrimônio Cultural e Turismo

Nessa estação a Bienal apresenta mais uma inovação: a representação do patrimônio cultural por meio de livros, com foco em disseminar o turismo cultural e realizar as Vivências Conhecer Para Cuidar. Você conhecerá como os livros podem – e devem – se relacionar com o riquíssimo patrimônio brasileiro por meio da construção de maquetes de papel em miniatura. A Igreja São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha – Belo Horizonte), o Museu da Inconfidência (Ouro Preto), o Santuário do Bom Jesus do Matosinhos (Congonhas); Patrimônios Culturais da Humanidade; além do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade (Caeté), a Igreja Nossa Senhora da Piedade (Brumadinho), estarão presentes na Bienal. Tudo para que você possa conhecer, valorizar e, cada vez mais, cuidar do que é nosso de forma lúdica e prazerosa. Programe-se e garanta a sua vaga!

Curadoria: Projeto Conhecer Para Cuidar – O Conhecer Para Cuidar é uma iniciativa que desperta na sociedade o interesse pela memória e pelo cuidado com o patrimônio cultural do Brasil. O Projeto valoriza a identidade nacional por meio de maquetes, em miniaturas, dos nossos principais bens. O Conhecer Para Cuidar está lançando a sua coleção de livros e disponibiliza interações digitais em seu inovador aplicativo. O Projeto, nos seus nove anos de existência, já representou 30 patrimônios culturais brasileiros por meio de sua bem acolhida metodologia, ostenta duas chancelas internacionais: uma da UNESCO e outra da OEI – Organização dos Estados Ibero-americanos, e conta com o apoio de entidades como: IPHAN, IEPHA, CONDEPHAAT, INEPAC, Fundação Oscar Niemeyer além de várias prefeituras. O Conhecer Para Cuidar foi ainda selecionado pela ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento – para ser internacionalizado. www.conhecerparacuidar.com.br.

Estação Olhos na Leitura

A Bienal também é serviço. A “Estação Olhos na Leitura” realizará diagnósticos iniciais para identificação da Síndrome de Irlen. Esse mal acomete, aproximadamente, 20% das crianças e pode ser enfrentado de forma relativamente simples, proporcionando mais conforto na leitura. O resultado decorrente das correções da Síndrome de Irlen é a melhoria na aprendizagem, uma vez que as crianças conseguem ler com mais facilidade.

Curadoria: Fundação H’Olhos – O Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães é um centro especializado em oftalmologia, reconhecido internacionalmente pela excelência no tratamento dos distúrbios da visão. Com mais de três décadas de atuação, o H’Olhos conta com uma equipe especializada e muito experiente de médicos e profissionais da saúde que utilizam os recursos e conhecimentos mais avançados em medicina oftalmológica. Em 1986, foi fundada a Fundação Hospital de Olhos (FHO). Uma fundação que investe em educação, pesquisa e capacitação profissional criando diversas ações sociais voltadas para identificar e tratar os Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão (DARV). A Fundação Hospital de Olhos se dedica a projetos de pesquisa, educação profissional e promoção da saúde visual, com foco na pesquisa, na educação e nos cuidados de todos os aspectos relacionados à visão e aprendizagem.

Estação Leitura Inclusiva

Outra Estação também focada na inclusão. A “Leitura Inclusiva” será um espaço de partilha de experiências, de saberes e de materiais pedagógicos que proporcionam oportunidades de leitura para Pessoas com deficiência (PcD).

Curadoria: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais foi criada em 1954 e, desde então, são mais de seis décadas reunindo e organizando acervos bibliográficos e audiovisuais para serem colocados a serviço da comunidade; incentivando o uso do livro como fonte básica de informação e lazer; preservando e divulgando a bibliografia relativa a Minas Gerais. Além do público geral, a biblioteca atende também pessoas com deficiência visual, que fazem uso dos diversos serviços do setor Braille, fundado em 1965. Em 2014, a Biblioteca foi uma das dez bibliotecas brasileiras selecionadas pelo Edital de Acessibilidade da Fundação Biblioteca Nacional. Através do edital, a instituição está recebendo capacitação para se tornar referência em acessibilidade em Bibliotecas Públicas. Hoje, a Biblioteca abriga um acervo de mais de 570 mil exemplares, conta com mais de 100 mil associados, e recebe cerca de 300 mil pessoas a cada ano.

NOVIDADES

Fique por dentro de tudo que irá acontecer na Bienal Mineira do Livro 2021. Assine nossa newsletter!
Incentivo
Apresentação
Patrocínio Cultural
Escolas na Bienal
Encontro Educação
Mais Idade, Mais Livros
Café Literário
Agenda Cultural Ibero-americana
Momento Jovem
Espaço Negócios
Espaço Eu Criança
Palavras com Tempero
Biblioteca Viva
Estações Vivenciais
Apoio
Realização
Último