Ministério do Turismo apresenta:
COMPRE SEU INGRESSO

A Bienal

A BIENAL de 2022 acolherá, em seu formato presencial, 150 mil participantes de diversas faixas etárias, especialmente, educandos e educadores, e famílias de toda Minas Gerais e do Brasil.  Será composta por um conjunto articulado de atividades em 11 eixos temáticos e uma estação vivencial, como descrito a seguir

Feira Literária

Exposição de editoras, livrarias e distribuidoras com foco na valorização do livro como o grande personagem da cultura nacional e estimulando a geração de novos negócios para as editoras, livrarias, distribuidoras e os demais elos da cadeia econômica do setor.

Programação Cultural

Reunindo atividades e vivências em prol da formação de novos leitores e do estímulo ao hábito da leitura.

A programação cultural reunirá ainda dezenas de atividades culturais e educacionais, todas elas focadas em promover a formação de leitores e intensificar o hábito da leitura.

Escolas na Bienal e Escolas do Interior de Minas na Bienal

Um dos eixos temáticos da Bienal e iniciativa de destaque da programação cultural, prioritariamente voltada para a realização de ações formativas culturais e educacionais para estudantes, bibliotecários, coordenadores pedagógicos e professores, o que estimulará a interação da comunidade escolar com todo o conteúdo e repertório das vivências ofertadas pela Bienal, tendo também como meta a formação, a atualização e o enriquecimento profissional e literário dos educadores. Já são 89.100 ingressos distribuídos, gratuitamente, pela Bienal para que educadores e educandos de Minas Gerais participem da iniciativa. Para as escolas estaduais, por meio da parceria com a Secretaria de Estada da Educação de Minas Gerais, serão distribuídos, GRATUITAMENTE, 20.000 ingressos para os educadores e 40.000 ingressos para os alunos. A rede municipal de ensino da Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Educação, receberá 20.000 ingressos, também gratuitos, para os seus alunos, além de 7.100 entradas para os educadores e pais de alunos. A Bienal também tem o apoio da rede privada de ensino do estado, por meio do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais – SinepeMG. Serão 2.000 ingressos com 100% de desconto para educadores de 200 escolas particulares de Belo Horizonte, somados a  10.000 ingressos, com 50% por cento de desconto, também para os educadores da rede particular de ensino. Por tudo isso, a Bienal está praticando uma política de gratuidade bastante intensa e materializando a democratização de acesso às atividades culturais e educacionais da sua programação.

Curadoria: Associação Mineira de Municípios (AMMMG), Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED-BH) e Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG)

Mais Idade, Mais livros

Promoverá o encontro entre o público 60+ e as personalidades do mundo do livro que tratam da longevidade, com discussões sobre temas variados relacionados ao processo de envelhecimento da sociedade brasileira e as urgentes adaptações/alterações a serem promovidas nos ambientes físicos, no mercado de consumo, nos serviços e nas relações sociais e culturais e nos costumes. Incluindo atividades na programação oficial da Bienal com 05 diretrizes:

a) temas e debates em torno da importância de uma cidade ser amiga do idoso e, por decorrência, ser para todas as idades;
b) produtos e serviços para idosos,
c) educação financeira para a longevidade,
d) saúde e envelhecimento,
e) leitura, exercício para a cognição. Além da realização da Interação “60+Bienal” com visitação guiada e gratuita na Bienal, com duração de até 04 horas, para 400 idosos, sendo 40 participantes por dia e a criação e implantação do “Espaço Longevidade” em um estande de 16m2, com decoração e estrutura voltadas para o atendimento e a convivência para o público 60+.

Convidados: Pretinha, Anelito de Oliveira, Dra. Karla Giacomin, Leila Ferreira, Ana Paula Lage, entre outros.

Curadoria: Rede Longevidade

Café Literário

Palestras e rodas de conversas com autores (as). O Café Literário promoverá o encontro entre o público adulto e as personalidades do mundo do livro, com discussões sobre temas variados.

Autoras(es) convidadas(os): Carla Madeira, Nana Pauvolih, Duda Pimenta, Maria Esther Maciel, Leda Maria Martins, Leo Chalub, Ana Elisa Ribeiro, Augusto Massi, Carlos Marcelo, Ivan Angelo.

Curadoria:  Academia Mineira de Letras, com a participação especial de Rogério Faria Tavares

Conexão Livro

Momento de embarque na escrita “…essa fragata pessoal dirigida a outras vidas e outras terras.” Segundo Emily Dickinson. Nesse eixo serão reunidos temas variados e apresentadores dos mais diversos campos de atividades. Tudo para materializarmos a bibliodiversidade do setor livreiro e atender às expectativas de diferentes públicos. Em conversas, apresentações e vivências, o leitor encontrará autores e personalidades, discutindo temas como: empatia, humanidades, meio-ambiente, políticas públicas, equidades, esportes em geral, acessibilidade, diversidade, conhecimento de fundo e repertório cultural.

Convidados: Paula Pimenta, Elayne Baeta, Leônidas Oliveira, Felipe Cabral, Márcio Maués, Leonardo Costaneto, Poliana Nogueira, Ilma Pereira, Gustavo Ferreira, Diego Amorim, Dep. Federal Lucas Gonzales, Dep. Estadual Laura Serrano, Cel Edgard Estevão, Clara Alves, Lia Rocha, Olívia Pilar, Bruna Longobucco, Bruna Rezende, Márden Hott, Anazete Barbosa, José Reis Chaves, Dra. Meira Souza, Leida Reis, Luciana Avelino, Mauro Brandão, Miquéias Maia, Sérgio Giacomelli, Fuad Noman, entre outros.

Curadoria: Grupo Asas

Biblioteca Viva

Oficinas de mediação e atividades de formação e atualização para bibliotecários e/ou profissionais responsáveis por bibliotecas e/ou salas de leitura. A programação abordará as recentes pesquisas que comprovam a eficiência da leitura na melhoria da aprendizagem de crianças e jovens, assim como as melhores práticas nas bibliotecas que equilibram: acervo, espaço físico, gestão e mediação.

Convidadas: Zoara Failla, Rita Jover, Dra. Marília Paiva, Daniela Figueiredo.

Curadoria: Instituto Pró-Livro

Espaço Eu Criança

Atividades culturais e educacionais destinadas aos participantes de 0 a 12 anos e seus acompanhantes. O Espaço Eu Criança disponibilizará apresentações de companhias teatrais e contadores de histórias, em linguagem apropriada à faixa-etária. As apresentações terão ligação com obras literárias disponíveis no evento, valorizando o livro como meio para a disseminação de histórias infantis.

Convidados: Ana Paula Cantagali, Érica Lima, Rodrigo Teixeira, Samuel Medina, Sophia Nogueira, Lavínia Rocha, Eva Martins, entre outros .

Curadoria: Câmara Mineira do Livro e Fundação Municipal de Cultura

Encontro Educação

Atividades formativas e de atualização para educadores, coordenadores pedagógicos e profissionais com foco em ações de transformação social por meio da leitura, do aumento do repertório cultural e do estímulo à educação com propósito, além de apresentação (por educadores e mediadores de leitura) de casos de sucesso em prol do estímulo à leitura realizados nas escolas públicas e particulares.

Convidados: Rodrigo França, Prof. Gustavo Moretto, Priscila Veloso, Ronaldo Palermo, Adriano Santos, Leo Farah, Gilber Machado, Fernando Leão, Letícia Leite e Nilton Sérgio.

Curadoria: Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais – SinepeMG, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte

Espaço Negócios

Espaço para rodas de negócios e promoção de atividades de formação, atualização e enriquecimento da prática empresarial para gestores da cadeia econômica do livro: editoras, livrarias, distribuidoras e fornecedores do segmento.

Convidados: Heiko Sipitzeck, Dalton Sardenberg, Carlos Penteado Braga, Áurea Ribeiro, Eduardo Andrade, Marina Spínola, Hugo Tadeu, entre outros.

Curadoria: Fundação Dom Cabral

Palavras com Tempero

Atividades de entretenimento para as famílias ligadas ao audiovisual e à música. Uma das atrações do eixo será a programação: Prosa e Cantoria na Bienal. Olavo Romano e convidados especiais. Todas as noites, a partir das 19h30, causos entremeados com cantoria mineira da melhor qualidade.

Convidados: Celso Adolfo, Chico Lobo, Carlos Farias, Saulo Laranjeira, Paulinho Pedra Azul, Rodrigo Delage, Tau Brasil, Tino Gomes, Wilson Dias, Lu e Celinha.

Curadoria: Grupo Asas

Prosa e Cantoria na Bienal

Olavo Romano, autor homenageado da Bienal Mineira do Livro 2022, convida músicos mineiros para um momento de muita Prosa e Cantoria.

Não perca!

Curadoria: Grupo Asas

Cozinha Mineira em Prosa e Verso

Espaço de valorização da gastronomia mineira com a reunião das mais expressivas obras – e presença dos seus autores/entidades responsáveis – sobre uma das maiores riquezas culturais do Brasil: a culinária de Minas Gerais.

 

Turismo em Minas, Conquiste Histórias

Espaço de apresentação de guias e livros sobre os atrativos turísticos culturais de Minas Gerais e os seus principais ativos: roteiros, conjuntos receptivos, rede de hospitalidade, etc. 

Estação Vivencial e Leitura Inclusiva

Além dos 11 eixos temáticos, uma estação vivencial completará a programação. Trata-se da Estação Leitura Inclusiva.  Espaço de partilha de experiências, de saberes e de materiais pedagógicos que proporcionam oportunidades de leitura para pessoas com necessidades especiais. A curadoria é da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

NOVIDADES

Fique por dentro de tudo que irá acontecer na Bienal Mineira do Livro 2022. Assine nossa newsletter!

    Patrocinadores
    Patrocinadores