As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 20 de fevereiro
A Bienal Mineira do Livro 2025 está com inscrições abertas para autores independentes que desejam expor e comercializar suas obras em um dos maiores eventos literários de Minas Gerais. Como parte do compromisso com a valorização da literatura independente, a Bienal disponibilizará um estande gratuito para escritores que buscam maior visibilidade e conexão com o público leitor.
Os autores selecionados terão a oportunidade de apresentar seus livros no evento sem custos com o espaço, participando de um sistema de revezamento em turnos: Manhã (8h às 12h), Tarde (12h30 às 16h30) e Noite (17h às 21h). Cada escritor poderá ocupar o espaço no turno e dia definidos pela curadoria do evento. O estande, com dimensões de 5×5 metros, contará com prateleiras e um balcão, e poderá receber até 10 autores por turno.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 20 de fevereiro de 2025, através do link: https://encurtador.com.br/ZWJvs. A inscrição não garante a participação, pois haverá um processo seletivo conduzido pela curadoria do evento. A lista de selecionados será divulgada até o dia 10 de março de 2025 nas redes sociais da Bienal Mineira do Livro, além do envio de um e-mail com todas as instruções.
Os autores selecionados receberão um manual detalhado com as diretrizes do evento. O espaço é oferecido gratuitamente, ficando a cargo do escritor apenas os custos com produção de material e transporte.
A Bienal Mineira do Livro 2025 reafirma seu compromisso com o fomento da literatura independente e convida escritores de todo o Brasil a participarem desta grande celebração da leitura e do conhecimento.
Regras e informações importantes:
- O transporte e a organização dos livros nas prateleiras são de responsabilidade dos autores escalados para o turno.
- Apenas livros de autoria própria poderão ser expostos e comercializados. Obras de terceiros não são permitidas.
- Conteúdos não recomendados para menores de idade devem conter aviso de restrição etária.
- Os livros poderão ser adquiridos com o benefício do vale-livro, desde que o autor possua CNPJ e CNAE específicos para venda de livros.
- Autores menores de idade poderão participar apenas com autorização e supervisão de um responsável adulto.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Pelo quarto ano consecutivo é o maior apoiador da Cultura no Brasil, patrocinando e fomentando projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país em com investimento de mais de R$ 1 bilhão em recursos próprios da Vale e via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.