Perguntas e Respostas - Bienal Mineira do Livro 2025

Sobre o Evento

O que eu posso esperar do Evento?

A Bienal Mineira do Livro 2025 é um dos maiores eventos literários e culturais do Brasil, realizado pela Câmara Mineira do Livro (CML) e HPL Produção e Eventos Ltda. O evento acontecerá de 3 a 10 de maio de 2025, no Centerminas Expo, em Belo Horizonte, e ocupará 12.750 m². Com uma programação diversificada, o evento celebrará a literatura, a cultura e a educação, oferecendo atividades para todas as idades, como palestras, oficinas, lançamentos de livros, sessões de autógrafos e muito mais.

No Centerminas Expo:

Endereço: Avenida Pastor Anselmo Silvestre, 1495, 4º Andar, Bairro União, Belo Horizonte, MG, CEP: 31.170-678

Referência: Está atrás do Minas Shopping e paralelo à Avenida Cristiano Machado

De 3 a 10 de maio de 2025

Horários:

  • Todos os dias: das 8h às 21h – acesso ao evento até 20h50.
  • Está próximo da Linha Verde do metrô (Estação Gameleira)
  • Está próximo a vários pontos de ônibus, com diversas opções de trajeto e horário
  • Está próximo da estação do MOVE
  • Está próximo de grandes hotéis
  • Está a sete minutos do centro de Belo Horizonte

O evento é realizado em um local interno, com ar-condicionado, área coberta e acessibilidade total para pessoas com deficiência física.

Sim, você poderá comprar alimentos e bebidas na praça de alimentação do evento.

Sim, o estacionamento do Centerminas Expo conta com 2.300 vagas. A administração do estacionamento é realizada em parceria com a empresa Estapar. Os valores de cobrança por hora de permanência no local são definidos e de responsabilidade desta empresa.

Não há um dress code (código de vestimenta) pré-definido. Recomendamos que você vá com roupas e calçados confortáveis para aproveitar ao máximo o evento.

Sim, consulte a Programação Cultural disponibilizada no site do evento. Para sessões de autógrafos, consulte os horários, autores e quantidade de senhas que estarão disponíveis.

Sim, haverá livros e outros produtos relacionados à literatura disponíveis para compra.

  • Ingresso e/ou Credencial: impresso ou print acessando o site da plataforma Sympla.
  • Documento com foto.
  • Carteirinha PCD ou comprovante de meia-entrada, se necessário.
  • Mochila: desde ecobag até mala de rodinha (pequena).
  • Comida: desde que esteja lacrada.
  • Garrafinha de água: haverá bebedouros disponíveis.
  • Carregador de celular portátil.

Sobre os Ingressos

Onde posso comprar ingressos?

No site ou aplicativo da plataforma Sympla.

Sim, haverá uma bilheteria no local. No entanto, recomendamos a compra ou credenciamento antecipado para garantir seu lugar.

Sim, você pode transferir seus ingressos gratuitamente pela plataforma do Sympla. Consulte as regras no site.

Os ingressos podem ser apresentados impressos ou digitais, por meio de print ou acesso ao aplicativo da plataforma Sympla.

Você pode visualizar seu ingresso no aplicativo do Sympla, acessando o seu e-mail ou por meio da plataforma do site na seção Ingressos. Se ainda não conseguir, entre em contato conosco.

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, o cancelamento do pedido deve ser solicitado em até 7 dias corridos após a compra. Para compras realizadas em prazo inferior a 7 dias do evento, o prazo máximo de cancelamento é de 48 horas antes do evento.

Sim, desde que o cancelamento seja solicitado dentro dos prazos estabelecidos.

Não, o ingresso é válido para 1 (uma) entrada por pessoa.

Crianças de até 10 anos e idosos acima de 70 anos entram gratuitamente.
Professores da rede pública e privada e portadores de credenciais específicas também têm gratuidade.

Sim, você pode comprar a quantidade de ingressos necessária diretamente no site de vendas.

Sobre o Acesso ao Evento

Posso levar animais? Cães de serviço são permitidos?

Animais de estimação não são permitidos, mas cães de serviço são aceitos.

Sim, o local conta com:

  • Rampas de acesso e elevadores.
  • Banheiros adaptados.
  • Sinalização adequada e piso tátil.
  • Assentos reservados.
  • Atendimento especializado.
  • Monitores treinados.

Não é permitido fumar cigarros comuns ou eletrônicos dentro do evento.

Sim, o evento é inclusivo e conta com recursos para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Sim, o evento conta com um espaço adaptado multissensorial para crianças atípicas, em que os pais podem levar a criança e permitir que ela se acalme aos poucos.

Este evento não incluirá luzes estroboscópicas.

Sim, haverá assentos disponíveis para descanso.

Sim, banheiros estarão disponíveis em todo o espaço do evento, inclusive para pessoas com deficiência.

Sim, fotos e vídeos são permitidos, desde que não incomodem outros visitantes. Equipamentos profissionais são permitidos desde que autorizados pela organização do evento.

Sim, pergunte aos funcionários do local.

Não haverá guarda-volumes no evento.

Todas as idades são bem-vindas.